sábado, 2 de setembro de 2017

9ª CHAVE

9a CHAVE
A VOLTA DOS JUDEUS A JERUSALÉM, PROFETIZADA PELO PRÓPRIO JESUS

Evangelho de JESUS segundo São Lucas, cap. 21, v. 24: "... E até que os tempos dos gentios se completem, Jerusalém será pisada por eles". O próprio CRISTO fez esta profecia, que se cumpre agora, depois de 2.520 anos em que Jerusalém foi pisada pelos gentios. A presunção e a idolatria de Israel teriam de ser castigadas, como teriam os judeus de sofrer o que fizeram a JESUS, não o
aceitando como o MESSIAS ou CRISTO anunciado na Escritura (Velho Testamento) desde Moisés. Basta reler o que escreveu o profeta Ezequiel, cap. 33, vs. 27 a 31: "Assim diz o Senhor DEUS: "— Tão certo como eu vivo, os que estiverem em lugares desertos cairão à espada, e o que estiver em campo aberto o entregarei às
feras para que o devorem, e os que estiverem em fortalezas e cavernas morrerão de peste. Tornarei a Terra em desolação e espanto, e será humilhado o orgulho do seu poder; os montes de Israel ficarão tão desolados que ninguém passará por eles. Então eles saberão que eu sou o Senhor, quando eu tornar a Terra em desolação e espanto, por todas as abominações que cometeram. Quanto a ti, ó filho do homem, os filhos do teu povo falam de ti junto aos muros e nas portas das casas. Eles vêm a ti como o povo costuma vir, e se assentam diante de ti como meu povo, e ouvem as
tuas palavras mas não as põem em prática: com a boca professam muito amor, mas o coração só ambiciona lucro". 
Ainda vemos no livro do profeta Ezequiel, cap. 3, vs. 7 a 9: "Diz o Senhor DEUS: — A casa de Israel não te dará ouvidos, porque não quer dar ouvidos a mim mesmo, pois toda a casa de Israel é de fronte obstinada e dura de coração. Eis que fiz duro o teu rosto contra os seus rostos, e dura a tua fronte contra a fronte deles. Fiz a tua fronte como o diamante, mais dura que a pederneira; não os temas, portanto, nem te assustes com os seus rostos, porque são casa rebelde". 
No capítulo 6, vs. 2 e 3: "Filho do homem, volta o rosto para os montes de Israel, para profetizares contra eles, dizendo: "— Montes de Israel, escutai a palavra do Senhor DEUS. Assim diz o Senhor: — Eis que eu, eu mesmo, trarei a espada contra vós". 
Era a voz de DEUS contra a idolatria do povo judeu, já muito antes patenteada na adoração do bezerro de ouro. Daí a ameaça que Ezequiel registra no cap. 9, v. 4: "Passa pelo meio da cidade, pelo meio de Jerusalém, e com um tau (22a letra do alfabeto hebraico) marca a fronte dos homens que sofrem e gemem por causa das abominações que se praticam no meio dela". E conclui: "Aos outros, matai!" (v. 5). Mas, depois dos sofrimentos de 2.520 anos, o arrependimento de Israel trará a restauração que é anunciada no mesmo livro do profeta Ezequiel, cap. 20, v. 42: "Sabereis que eu sou o Senhor DEUS, quando eu vos der entrada na terra de Israel; na terra que, erguendo minha mão, jurei dar aos vossos pais". Esta
profecia se confirma no cap. 28, vs. 25-26: "Assim diz o Senhor DEUS: — Quando eu congregar a casa de Israel dentre os povos entre os quais estão espalhados, e eu for santificado entre eles, perante as nações, então poderão habitar na sua terra, que dei ao meu servo Jacó. Habitarão nela seguros, edificarão casas e plantarão vinhas. Sim, habitarão seguros, quando eu executar meu juízo contra todos os que os tratam com desprezo ao redor deles. E saberão que eu sou o Senhor seu DEUS".
Vemos, portanto, patente aos olhos de ver mais uma chave a anunciar a volta de JESUS. É o que se lê no Evangelho segundo São Lucas, cap. 21, v. 28: "Ora, ao começarem estas coisas a suceder, exultai e erguei as vossas cabeças, porque a vossa redenção já se aproxima".
Outras profecias, sobre a volta dos judeus à Palestina, nós vamos encontrar no Velho Testamento da Bíblia Sagrada. Vejamos:
Livro do Profeta Isaías, cap. 11, vs. 11 e 12: "Naquele dia, o Senhor DEUS tornará a estender a mão para resgatar o restante do seu povo, que for deixado, da Assíria, do Egito, de Patros, da Etiópia, de Elan, de Hamate e das terras do mar. Levantará um estandarte para as nações, juntará os desterrados de Israel, e os dispersos de Judá recolherá desde os quatro confins da Terra".
Livro do Profeta Jeremias: Cap. 23, vs. 3 a 8: "Eu mesmo (diz o Senhor) recolherei o restante das minhas ovelhas, de todas as terras para onde as tiver afugentado, e as farei voltar aos seus apriscos (...) e habitarão na sua terra". E novamente vamos encontrar:
Livro do Profeta Jeremias, cap. 32, vs. 37-41: "Eis que eu os congregarei de todas as terras para onde os lancei na minha ira; tornarei a trazê-los para este lugar, e farei que nele habitem com segurança", etc.
Finalmente, Livro do Profeta Amós, cap. 9, vs. 14-15: "Mudarei a sorte do meu povo de Israel: reedificará as cidades assoladas, e nelas habitará, plantará vinhas e beberá o seu vinho; construirá pomares e comerá os seus frutos. Diz o Senhor DEUS: "Eu os plantarei na sua terra, e dessa terra, que lhes dei, já não serão arrancados". Marchas e contramarchas, golpes e contragolpes, vitórias e derrotas alternadas — nada impedirá que se cumpram as profecias neste fim de ciclo: os judeus serão reabilitados pela dor e pelo arrependimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário